Não estou com a esquerda nem com a direita. Estou com a razão.
CORONAVÍRUS: DOIS CENÁRIOS PARA O BRASIL
Bolsonaro consulta a maior autoridade em saúde pública que conhece, o guru Olavo de Carvalho, que diz que pessoa alguma morreu por causa do coronavírus. O presidente acredita.
Paulo Freire e os energúmenos
Paulo Freire nunca foi aplicado no Brasil, exceto em experimentos pontuais. Não foi aplicado por Haddad, que foi ministro da educação por sete anos nos governos de Lula e Dilma. Não foi aplicado pelo governo FHC. Se quisermos encontrar resquícios de Paulo Freire teremos que buscá-los no MOBRAL, o programa de alfabetização de adultos implantado nos distantes anos 60. Embora o MOBRAL tenha distorcido alguns conceitos chaves do método Paulo Freire, como “palavra geradora”, é irônico que a única influência efetiva e em larga escala do método no Brasil tenha se dado na ditadura militar.
COMO ABRIR UMA EMPRESA OFFSHORE
Mas talvez, por paranoia ou necessidade, você precise esconder o seu dinheiro ainda melhor. Pode ser que em busca dele estejam fiscais da receita invejosos do seu sucesso ou credores rancorosos. Talvez jornalistas curiosos. Ou mesmo a ação de divórcio daquela caçadora de tesouros, trinta anos mais nova do que você. Calma! Tudo se ajeita. É só botar um pouco mais de distância entre ele – o dinheiro – e você.
O PASQUIM
Há exatamente cinquenta anos, comprei por cinquenta centavos de cruzeiros novos na banca do Seu Isael, no Largo São Sebastiao em Valinhos, o primeiro número d’O Pasquim. Não havia a menor possibilidade de eu entender o que escreviam ali. O país estava sob ditadura...
O BRASILEIRO É CONSEQUENCIALISTA. ISSO É RUIM.
O consequencialismo é atraente. Imagine que você seja um francês na Segunda Guerra Mundial. Soldados nazistas invadem a sua propriedade e perguntam se você está escondendo judeus. Você está. Tem uma família judia escondida em seu porão. O que você responde? Um não-consequencialista extremo que acredite que mentir é errado, diria que você deve dizer a verdade. Mas nessa situação, nenhuma pessoa decente e fora do espectro autista, diria a verdade. O bem maior (evitar o sofrimento humano) sobrepuja o mal menor (mentir).
ESCOLA DE DELATORES
O que têm em comum Adolf Hitler, Stalin, Senador McCarthy e o ministro Abraham Weintraub? Todos eles, apesar de suas ideologias diversas, incentivaram os cidadãos a delatar outros cidadãos por diferenças étnicas, no caso de Hitler, ou ideológicas, no caso de Stalin, McCarthy e Weintraub.
A VOZ DOS IMBECIS
Millôr Fernandes aconselhava: “Não se deve ampliar a voz dos imbecis”. Acrescento, “a não ser que você também seja um imbecil”. Conselho ignorado pela direita brasileira. Quase todas as sacanagens que aparecem para mim nos meios sociais – atores enfiando o dedo no fiofó do colega, performers de rua defecando em jornais, um homem urinando no corpo de outro – vêm da direita.
OS FRUTOS ESTRANHOS DO SUL
A política brasileira é uma zona, concordo, mas a americana não é muito melhor. O governador de Virginia e também o segundo e o terceiro na sucessão ao governo estão implicados em escândalos.
MAIS ARMAS, MAIS MORTES
Escrevi este artigo após a tragédia de Newtown, no estado de Connecticut. Que o leitor brasileiro não fique tentado a tirar conclusões prematuras. Os Estados Unidos são um país violento, mas apenas em comparação com outros países desenvolvidos.
EXCEÇÃO DA VERDADE
06/DEZ/2018 A esquerda e seu colírio ideológico Nº49 EXCEÇÃO DA VERDADE A lei americana sobre a difamação (slander, em inglês) é muito clara. Difamação é o ato de comunicar falsidades que façam alguém passar vergonha, ridículo, desprezo, ter diminuída a sua estima na...
JUÍZES x POVO BRASILEIRO
É normal e salutar que categorias profissionais negociem seus salários. Esse é um dos mecanismos que o capitalismo de mercado usa para encontrar a compensação adequada para as várias ocupações. Mas o que acontece quando uma determinada categoria tem influência...
O MAL MENOR ou Porque anularei meu voto
Essa postagem é para os que, como eu, têm objeções éticas ou morais aos dois candidatos dos extremos que disputarão o segundo turno das eleições de 2018. Imagino que você, tanto quanto eu, saiba o que é receber críticas de ambos os lados por ficar “em cima do muro”, tentar “manter as mãos limpas em um jogo sujo” ou qualquer outra afirmação desqualificadora. Escrevi este texto para lhe assegurar que anular o voto pode ser uma opção perfeitamente ética e consciente.
Comentários