Ideias complexas. Linguagem simples.
A CIÊNCIA DA PANDEMIA: GUIA PARA OS CURIOSOS — PARTE 2
Explicações simples e corretas sobre a ciência da pandemia da COVID-19
A CIÊNCIA DA PANDEMIA: GUIA PARA OS CURIOSOS — PARTE 1
Explicações simples e corretas sobre a ciência da pandemia da COVID-19
PANDEMIAS E IDEOLOGIAS
Acima: ilustração artística do COVID-19, ou coronavírus — assim chamado porque as projeções na sua superfície se assemelham às de uma coroa. Diante de um tipo novo de ameaça, com riscos desconhecidos, a atitude mais racional é a cautela. O coronavírus (COVID-19) é uma...
Paulo Freire e os energúmenos
Paulo Freire nunca foi aplicado no Brasil, exceto em experimentos pontuais. Não foi aplicado por Haddad, que foi ministro da educação por sete anos nos governos de Lula e Dilma. Não foi aplicado pelo governo FHC. Se quisermos encontrar resquícios de Paulo Freire teremos que buscá-los no MOBRAL, o programa de alfabetização de adultos implantado nos distantes anos 60. Embora o MOBRAL tenha distorcido alguns conceitos chaves do método Paulo Freire, como “palavra geradora”, é irônico que a única influência efetiva e em larga escala do método no Brasil tenha se dado na ditadura militar.
COMO ABRIR UMA EMPRESA OFFSHORE
Mas talvez, por paranoia ou necessidade, você precise esconder o seu dinheiro ainda melhor. Pode ser que em busca dele estejam fiscais da receita invejosos do seu sucesso ou credores rancorosos. Talvez jornalistas curiosos. Ou mesmo a ação de divórcio daquela caçadora de tesouros, trinta anos mais nova do que você. Calma! Tudo se ajeita. É só botar um pouco mais de distância entre ele – o dinheiro – e você.
O BRASILEIRO É CONSEQUENCIALISTA. ISSO É RUIM.
O consequencialismo é atraente. Imagine que você seja um francês na Segunda Guerra Mundial. Soldados nazistas invadem a sua propriedade e perguntam se você está escondendo judeus. Você está. Tem uma família judia escondida em seu porão. O que você responde? Um não-consequencialista extremo que acredite que mentir é errado, diria que você deve dizer a verdade. Mas nessa situação, nenhuma pessoa decente e fora do espectro autista, diria a verdade. O bem maior (evitar o sofrimento humano) sobrepuja o mal menor (mentir).
Comentários