page contents
Escolha uma Página

José Colucci Jr.

Um pouco sobre mim

Em um parágrafo

José Colucci Jr. é Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Design Institute for Health da Dell Medical School – University of Texas at Austin. Foi Diretor Senior e Partner Associado por 16 anos na IDEO — uma das empresas de design e inovação mais famosas do mundo. No Canadá, foi Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa de alta tecnologia ITI-VisionMaker. No Brasil, foi Gerente Geral da Divisão de Engenharia Médica da FUNBEC, fabricante de equipamentos médicos e científicos. Sempre atuou conjuntamente na indústria e na academia. Leciona em tempo parcial na University of Texas at Austin (Dell Medical School e College of Fine Arts). Até 2016, lecionou como professor convidado em Harvard, no MIT e no Olin College of Engineering. No Brasil, foi professor da USP por 12 anos. Engenheiro mecânico, Ph.D. em engenharia biomédica, designer, fotógrafo profissional, músico amador e curioso sobre quase tudo.

Mais detalhes

 

O diabo sabe mais por ser velho do que por ser diabo — disse o poeta argentino José Hernández. Não sei se dá para notar pela foto, mas estou neste mundo há um bom tempo. Posso não saber tanto, mas já fiz muita coisa. Dentre as que posso contar:

Sou Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Design Institute for Health (DIH), afiliado à Dell Medical School – University of Texas at Austin. A Dell Med (como chamamos a escola de medicina) é uma das propostas mais inovadoras no ensino e prática da medicina. A ênfase na pesquisa e na formação dos futuros médicos é a medicina populacional e pública. Como o pensamento do design em saúde é vital, foi formado o DIH, cujo objetivo é a inovação em saúde da população – de equipamentos médicos e serviços à campanhas de saúde pública.

 

Em sala de aula com alunos. Durante alguns anos oferecemos um curso chamado “Design in Health”. Devido à procura e popularidade, resolvemos transformá-lo em um programa de mestrado oferecido conjuntamente pela Dell Medical School e o College of Fine Arts da University of Texas. 

De 2000 a 2016, fui Diretor Senior e Partner Associado na IDEO – uma das empresas de design e inovação mais famosas do mundo. Clique no link. Você já usou um produto projetado pela IDEO. Todo mundo já usou. Na IDEO eu fiz um pouco de tudo – engenharia, design, serviços, estratégia. Antes de me mudar para os EUA, trabalhei no Canadá e no Brasil.

“El diablo sabe por diablo,
Pero más sabe por viejo.”

 Consejos del Viejo Vizcacha (José Hernández, 1859)

Em Toronto, no Canadá, fui Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da ITI-VisionMaker, empresa que ajudei a fundar e para a qual conseguimos levantar 12 milhões de dólares em investimentos. Nosso produto eram interfaces com caneta de alta resolução para computadores — imagine um iPad do tamanho de uma prancheta de desenho, para CAD e design. Tínhamos vários clientes na indústria automobilística, aeroespacial e de animação e fomos bem até que a crise da indústria high-tech em 2001 nos tirou do mercado. Minha educação no mundo dos negócios foi cara. Tento usá-la bem.

No Brasil, onde trabalhei até 1993, fui Gerente Geral da Divisão de Engenharia Médica da FUNBEC, onde projetávamos e produzíamos instrumentos médicos e científicos, como eletrocardiógrafos, desfibriladores, monitores, esteiras ergométricas, bombas para insulina, espectrofotômetros e unidades de ultrassom para uso médico. A FUNBEC foi uma organização única e notável, uma espécie de Apple brasileira. Alguns dos aparelhos que projetamos nos anos 80, surpreendentemente, ainda são usados em hospitais no Brasil.

 Sempre tive um pé na indústria e o outro na academia. Antes de lecionar na School of Design and Creative Technologies da University of Texas at Austin, fui professor da FAUUSP (Universidade de São Paulo) por 12 anos e professor visitante na University of Illinois at Urbana-Champaign. Também fui membro do conselho de pesquisa da Universidade de Mälardalen, na Suécia. Fui ainda professor convidado (guest lecturer, o que quer dizer uma carga de poucas aulas por semestre) da Harvard University GHDMIT Sloan School of Management e do Olin College of Engineering. Sou ativo no circuito de conferências e na imprensa.

 

Colucci & Montoro

Recebendo o prêmio Governador do Estado de S. Paulo das mãos do governador Franco Montoro, 1984.

 

Sou engenheiro mecânico pela UNICAMP, mestre em design industrial pela USP, mestre em engenharia pela University of Illinois e doutor em engenharia biomédica pela USP (com pesquisa feita na University of Illinois). Certifiquei-me como Professional Engineer (PEO) no Canadá. Nos EUA, fui bolsista da Fulbright, um programa administrado pelo Departamento de Estado americano. Do primário à pós-graduação, só estudei em escolas públicas. 

“Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.”

 Odes de Ricardo Reis (Fernando Pessoa, 1933)

  

Estudei violão clássico com os mestres Milton Nunes e Paulinho Nogueira. Música é uma das minhas paixões, junto com ciência e fotografia. Cuido bem das minhas paixões. Sou casado desde os 26 anos de idade com a bióloga Rita Avancini, Ph.D., cientista da área de biotecnologia. Nossa filha Lina Avancini Colucci é Ph.D. em engenharia biomédica do Harvard-MIT Health Sciences and Technology e pesquisa novas tecnologias em ressonância nuclear magnética. Em tempos imemoriais fui fotógrafo do Museu da Imagem e do Som. Alguns de meus trabalhos estão em coleções em museus, como este aqui. Ganhei prêmios em muitos concursos fotográficos e também em design e tecnologia, entre eles o Prêmio Governador do Estado do Invento Brasileiro, Prêmio Aloísio Magalhães de Design da FIESP e o Business Effectiveness Award da revista Business Week. Tenho várias patentes de invenção na área de engenharia biomédica.

 

Páginas relacionadas


Enviar mensagem para: [email protected]

 

 


Seguir na mídia social

Follows

Pin It on Pinterest